Monday, September 21, 2009

Ambientes fechados

Eu concordo que os alemães são inteligentes, organizados e tudo isso que escutamos por aí. Eu tenho uma profunda admiracão pelo povo alemão. O nível de desenvolvimento que eles atingiram é um testemunho da sua inteligência coletiva. Mas tem uma coisa em que eles não tem nocão alguma, que é: MANTER INVARIAVELMENTE TODAS AS JANELAS FECHADAS!

Eu não suporto isso. No inverno eu até que entendo (mesmo assim abrir as janelas de vez em quando seria saudável, mas essa esperanca eu já perdi faz tempo), mas no verão não há desculpa. Até hoje eu não compreendo por que eles fazem isso. Sério, é uma sensaćão de "por que diabos essa janela está fechada enquanto aqui dentro está tão quente?". É ilógico, é absurdo, é incompreensível.

Isso sem mencionar que o instituto onde estudo tem pouquíssimas janelas. Então o problema já comeca por aí. E as janelas que eu abro quando ninguém está vendo já estão fechadas quando passo pelo mesmo lugar alguns minutos depois. Tem sempre alguém (não necessariamente alemão, já que há gente de muitos países aqui) que vai lá e a fecha. Por que será que é tão difícil manter uma janela aberta em um instituto cujo ar está sempre viciado? Será que há algo errado _comigo_?

Há alguns dias eu voltei do centro dentro de um ônibus lotado, às 14h de um dia em que a temperatura máxima chegou a 30 graus. E adivinha? Havia somente uma janelinha ridícula aberta no fundo do ônibus!

Sério, acho que eles esqueceram do seu próprio ditado: Frische Luft gesund ist.

No comments: